Amor ao Próximo: O Mandamento que Constrói Meu Reino em Vocês
Amor ao Próximo - 21/10/2025
Meus queridos filhos e filhas,
Dizei, pois, a todos: o amor ao próximo é a essência do meu mandamento. Como está escrito na Sagrada Escritura: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22,39). Este não é apenas um conselho, mas a fonte de toda a minha vontade para com vocês. Quando amamos verdadeiramente ao próximo, estamos construindo o meu Reino aqui na Terra, um lugar de paz, de justiça e de misericórdia.
Amar ao próximo é reconhecer a minha imagem e semelhança em cada irmão e irmã que cruzam o seu caminho. É acolher com compaixão, perdoar com generosidade e ajudar com amor sincero. Como ensinei na parábola do Bom Samaritano (Lucas 10,25-37), o amor não conhece limites, não discrimina, não espera recompensa. Ele é um ato de entrega, de serviço desinteressado.
Filhos amados, vocês são meus instrumentos de amor neste mundo tão necessitado. Quando estendem a mão ao irmão que sofre, quando oferecem uma palavra de esperança, quando perdoam e reconciliam, vocês se tornam canais do meu amor infinito. Não esqueçam que “quem diz que ama a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso” (1 João 4,20). Pois amar ao próximo é a manifestação concreta do amor que tenho por vocês.
Seja na alegria ou na dor, lembrem-se sempre de que estou ao seu lado, guiando seus passos. Peço que cultivem a paciência, a humildade e a misericórdia, pois são essas virtudes que transformam corações e curam feridas. Como diz o evangelho: “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mateus 5,7).
Queridos filhos, que o amor ao próximo seja a marca de suas vidas. Assim, vocês serão verdadeiros discípulos meus, refletindo a luz do céu nesta Terra. Não se esqueçam: o amor é a maior virtude, e através dele, vocês edificam um mundo mais justo, mais humano e mais próximo do meu coração.
Com amor eterno,
Deus, vosso Pai Celestial