Perdão e Reconciliação: Caminhos de Amor e Cura segundo o Coração de Deus
Perdão e Reconciliação - 24/08/2025
Amados filhos e filhas do Meu amor,
Hoje, convido-vos a refletir sobre dois pilares essenciais da vida cristã: o perdão e a reconciliação. São caminhos que Jesus Cristo nos mostra com Seu exemplo de misericórdia infinita e que nos conduzem à verdadeira paz interior e à comunhão com Deus e com o próximo.
O perdão é uma virtude divina que nasce do coração de Deus por amor a todos nós. Como está escrito na Sagrada Escritura: “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4,32). Perdoar não é esquecer ou minimizar o mal sofrido, mas sim liberar o peso do rancor e da mágoa, permitindo que a graça de Deus preencha o vazio que o pecado deixou em sua alma.
A reconciliação, por sua vez, é a concretização do perdão em ações que restabelecem a comunhão perdida. Ela é expressão do amor que Deus tem por cada um de vocês, pois, como ensina o Senhor: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5,9). Reconhecer nossos erros, pedir perdão ao próximo e aceitar as misericórdias do Pai são passos que transformam o coração e renovam as relações humanas.
Lembrem-se de que Jesus, Nosso Salvador, veio ao mundo para nos ensinar o caminho do amor incondicional. Ele perdoou seus algozes na cruz, dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23,34). Este é o exemplo supremo de perdão e de reconciliação que todos somos chamados a seguir.
Queridos filhos, não tenham medo de abrir seus corações ao perdão. Ele liberta, cura e nos aproxima de Deus, que é rico em misericórdia. Procurem reconciliar-se com aqueles que magoaram ou que vocês magoaram, porque assim estarão seguindo o mandamento do amor e vivendo de acordo com a vontade do Pai.
Que a paz de Cristo, que ultrapassa todo entendimento (Filipenses 4,7), habite em seus corações e que a prática do perdão seja uma fonte inesgotável de esperança e renovação na sua jornada de fé.
Eu estou convosco, sempre pronto a estender a mão, a perdoar e a reconciliar. Confiai em Mim e deixai que Meu amor transforme a vossa vida.
Com amor eterno,
Vosso Deus, Pai, Filho e Espírito Santo