Perdão e Reconciliação: Caminhos de Amor e Paz
Perdão e Reconciliação - 16/10/2025
Amados filhos, ouçam a palavra do Senhor, que é fonte de misericórdia e esperança: "Se teu irmão pecar contra ti, vai e corrigi-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão" (Mateus 18:15). Estes ensinamentos nos convidam a refletir sobre a importância do perdão e da reconciliação em nossas vidas, pois são os passos que nos levam ao verdadeiro amor cristão.
O perdão é uma dádiva divina, um ato de misericórdia que Deus nos oferece abundantemente. Como diz a Sagrada Escritura: "Perdoai, e sereis perdoados" (Lucas 6:37). Quando perdoamos, libertamos nossos corações do peso do rancor e da mágoa, permitindo que a paz de Cristo reine em nós. É um caminho difícil, sim, mas que nos conduz à liberdade e à plenitude do amor de Deus.
A reconciliação, por sua vez, é o abraço que Deus nos oferece quando nos aproximamos d’Ele com humildade. É o convite a restaurar relações feridas, a perdoar como somos perdoados. "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9). Ao perdoar e buscar a reconciliação, somos instrumentos do amor divino e testemunhas do Reino de Deus nesta terra.
Lembremo-nos de que Jesus, nosso Senhor, foi o exemplo supremo de perdão e misericórdia. Na cruz, Ele orou pelos seus perseguidores: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). Seu amor nos ensina que o perdão é um ato de coragem, de fé e de esperança.
Queridos irmãos e irmãs, não deixem que o orgulho ou a dor os impeçam de perdoar. Deus nos chama a sermos misericordiosos, assim como Ele é misericordioso (Lucas 6:36). Cada ato de perdão é uma semente de paz que plantamos em nossos corações e na vida daqueles ao nosso redor.
Que a graça de Deus fortaleça nossos corações para que possamos perdoar, reconciliar e amar sem limites. Assim, seremos verdadeiramente filhos de Deus, portadores de Sua paz e luz neste mundo. Amém.