Perdão e Reconciliação: O Caminho de Amor que Deus nos oferece
Perdão e Reconciliação - 05/10/2025
Meus queridos filhos, ouçam a minha palavra com o coração aberto: o perdão e a reconciliação são dons preciosos que o Senhor, em Sua infinita misericórdia, nos oferece para que vivamos em paz e harmonia. Como diz a Escritura, “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5, 5). A mansidão começa no coração que escolhe perdoar.
O perdão é uma ponte que Deus constrói entre o coração ferido e a graça da reconciliação. Não é fácil, eu sei, mas é o caminho que Jesus nos ensinou ao dizer: “Perdoai, e sereis perdoados” (Lucas 6, 37). Quando perdoamos, libertamos a alma da amargura e abrimos espaço para o amor de Deus agir plenamente em nós.
A reconciliação é a expressão viva desse perdão. É o ato de devolver a paz ao coração que foi ferido, de restaurar a comunhão com o irmão e com Deus. Lembrai-vos das palavras de Jesus na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23, 34). Assim como Ele perdoou, somos chamados a seguir Seu exemplo, mesmo quando o caminho parecer difícil.
O Senhor conhece nossa fragilidade, mas também conhece a força do Seu amor. Ele nos ensina que perdoar não significa esquecer, mas sim libertar-se do peso do rancor, deixando que o amor de Deus preencha o espaço vazio deixado pela mágoa. Como está escrito em Efésios 4, 32: “Sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-vos uns aos outros, assim como Deus, em Cristo, vos perdoou.”
Queridos filhos, não carreguem o fardo do rancor. Entreguem suas mágoas ao Senhor, que é a fonte de toda misericórdia, e permitam que Sua paz reine em seus corações. A reconciliação é uma semente de esperança que Deus nos convida a cultivar, para que, através dela, podamos refletir Seu amor ao mundo.
Que o Espírito Santo fortaleça cada um de vocês nessa jornada de perdão e reconciliação. Lembrem-se sempre: “Se, pois, estais apresentando a vossa oferta no altar, e aí vos lembrais de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão, e depois volta para oferecer a tua oferta” (Mateus 5, 23-24).
Que a paz de Cristo, nosso Senhor, esteja sempre convosco. Amém.