Santos e Anjos: Guia de Luz e Proteção na Caminhada da Fé
Santos e Anjos - 14/01/2026
Meus amados filhos e filhas, venho até vocês com amor e misericórdia para falar sobre os santos e os anjos, ministros de Deus enviados para nos ajudar na jornada de fé. Conhecer e venerar esses seres celestiais é reconhecer a grandeza do amor de Deus por cada um de Seus filhos, e também uma maneira de fortalecer nossa esperança e confiança na providência divina.
Os santos são exemplos de vida dedicada ao Senhor, testemunhas do Seu amor e da Sua misericórdia. Como diz a Escritura: "Sede, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celeste" (Mateus 5,48). Eles viveram na terra com fé, esperança e amor, enfrentando dificuldades, mas sempre confiando na graça de Deus. São nossos irmãos e irmãs na fé, que intercedem por nós junto ao trono do Altíssimo, como ensina a Palavra: "Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1 Timóteo 2,5).
Os anjos, por sua vez, são os mensageiros e soldados do Senhor. São espíritos ministradores enviados para nos guardar, proteger e guiar na verdade. O próprio Senhor nos lembra: "Guardai-vos para que não desprezeis algum destes pequeninos; porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai" (Mateus 18,10). Cada um de nós tem um anjo da guarda, uma presença constante de amor e proteção, que nos acompanha em nossas alegrias e tristezas.
Queridos irmãos, a veneração aos santos e aos anjos não é uma adoração, mas uma veneração de respeito e de reconhecimento do poder de Deus atuando na vida deles e através deles. Como nos ensina a Igreja, “a honra que prestamos aos santos é uma veneração, uma homenagem à própria misericórdia de Deus que se manifesta na vida deles” (CIC 1671).
Em nossa caminhada, podemos pedir a intercessão dos santos e a proteção dos anjos: "Peço-vos, irmãos, que vos lembreis dos que vos anunciam a palavra de Deus, e que, considerando o fim de sua vida, imitai a sua fé" (Hebreus 13,7). Que eles nos ajudem a seguir o caminho do Senhor com coragem, humildade e amor.
Portanto, irmãos, mantenham seus corações abertos à presença celestial, cultivando a oração, a confissão e a confiança na misericórdia de Deus. Que a luz dos santos ilumine seus passos e que a proteção dos anjos os conduza sempre ao encontro do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, e lembrai-vos de que nunca estais sós, pois o amor de Deus e a comunhão dos santos estão convosco, agora e sempre. Amém.